MANUAL ESQUILO DA MONGÓLIA

logo nota.jpg

MANUAL DE CUIDADOS E CURIOSIDADES  

ESQUILO-DA-MONGÓLIA

 

  • Gerbil ou esquilo-da-mongólia (Meriones unguiculatus) é um dos roedores que entrou para o mundo dos mascotes. Aparentemente este minúsculo animal é fisicamente similar ao hamster, com quem guarda um grande parentesco, necessitando no entanto de alguns cuidados muito diferentes de seus semelhantes.
  • Se trata de um roedor com muito caráter que, quando se sente mimado e querido se comporta amistosamente, e relaciona-se bem com seu dono.
  • No princípio era utilizado como cobaia, mas devido à suas qualidades surpreendentes, acabou se tornando um dos roedores de estimação mais populares na América do Norte.
  • Sua origem é da Mongólia, lugar de clima seco e paisagens desérticas. Estes antecedentes marcam suas necessidades e costumes, muito diferentes do restante de sua espécie.

Um exemplo clássico é seu local ideal para morar, já que as jaulas não são recomendadas como alojamento para este pequeno companheiro, devido ao fato de machucar o seu nariz com as grades e jogar toda a forragem para fora por sua tendência a escavar.

 

  • Pode-se criá-lo em uma gaiola, mas o recomendável seria algo como um aquário ou terrário de vidro com um pouco de forragem que ele possa escavar e fazer seus "túneis".

 

 

  • Na década de 1930, dezenas de gerbos da Mongólia e Manchúria foram capturados e levados aos Estados Unidos e ao Japão. Os gerbos americanos foram vendidos à Inglaterra e ambos os países exportaram as crias para diversas regiões.

 

  • Devem ser criados em pequenos grupos ou em pares, evitando-se criar um gerbo sem um companheiro. O ideal dois machos ou duas fêmeas, pois reproduzem-se continuamente.

 

  •  Não se deve dar banhos no gerbo, isso pode provocar problemas sérios de saúde, por exemplo, pneumonia. A limpeza da gaiola é feita retirando-se a forragem antiga e substituindo-a por nova. Pode-se passar um pano úmido e continue passando álcool (sem o animalzinho dentro da gaiola), ou lave com detergente, como lavaria uma bandeja.

 

  • Evite dar tecidos, algodão e plásticos, pois ele pode ingerir e morrer por obstrução gástrica. Dê papelão e madeira para ele roer. Porém, nunca dê madeira de cedro ou outro tipo com tratamento que contêm gases tóxicos para os pequenos roedores e causam alergias e infecções respiratórias. Os dentes incisivos dos roedores crescem continuamente, portanto, roer é um hábito saudável.

 Ponha galhos ou cascas de árvores na caixa dele. Isso distrai o animal e desgasta os dentes. Os dentes só vão crescer sem parar se as mandíbulas estiverem fora de alinhamento, daí é uma condição patológica - nesse caso o dente necessitará ser aparado por um veterinário.

VENDAS  11 9 6445-5758

                 11 9 7576-7930

PÓS VENDAS 11 9 4775-5700

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

SEGUNDA A SEXTA DAS 14:00 as 18:30

SÁBADOS DAS 11:00 AS 14:00

Sobre a loja

Criação e venda de roedores, gaiolas, rações e acessórios. Criamos mini-coelhos e coelhos anões desde 2.003, temos hamster sírio, anão russo, gerbil, topolino, camundongos, mercol e porquinhos da índia. Criamos todas as raças de coelhos anões e mini coelhos disponíveis no Brasil.

Pague com
  • proxy-paypal-express-checkout
Selos
  • Site Seguro

RANCHO DOS ROEDORES - CNPJ: 24.484.626/0001-89 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail